Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é a especialidade responsável pela avaliação, tratamento e habilitação de indivíduos com disfunção física, mental, de desenvolvimento, social e outras. São utilizadas técnicas terapêuticas integradas em atividades adaptadas ao objetivo pretendido.

A terapia ocupacional dedica-se ainda à prevenção da incapacidade, através de estratégias adequadas, com vista a proporcionar ao indivíduo o máximo de desempenho e autonomia nas suas funções pessoais, sociais e profissionais de forma a contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

Numa primeira consulta o terapeuta ocupacional avalia todas as atividades que a pessoa não consegue realizar, tendo em consideração todos os aspetos da sua vida diária, de forma a encontrar soluções para a tornar mais autónoma e independente no seu dia a dia. Simultaneamente analisa as estruturas e/ou funções que estão a limitar o desempenho do utente, procedendo à construção de um plano de intervenção adequado, individualizado e verdadeiramente personalizado a cada um.

Quando deve/pode procurar um especialista nesta área?

  • Se detetar dificuldades na realização de atividades diárias desencadeados por problemas físicos ou mentais;
  • Se pretende desenvolver a sua saúde física, mental e social;
  • Se for cuidador de criança com perturbações de desenvolvimento e/ou dificuldades de aprendizagem;
  • Se necessita de uma ortótese;
  • Se pretende aprender a cuidar melhor de uma pessoa dependente;
  • Se deseja envelhecer com mais saúde, ser mais participativo e seguro.

Um Terapeuta Ocupacional está apto para aplicar a sua abordagem em diversas áreas, como a pediatria (casos de atraso global do desenvolvimento, síndrome de down, paralisia cerebral, autismo, etc), a medicina física e reabilitação (casos de AVC, quadros neurológicos e ortopédicos, etc), a geriatria (problemáticas específicas do envelhecimento, alzheimer e outros quadros demenciais, parkinson, etc), ou na psiquiatria (esquizofrenia, doença bipolar, depressão, etc).

No CMM encontra especialistas, suportados por equipamentos tecnológicos avançados, que cuidam de cada utente de forma personalizada. Assim também é possível em cada utente criar um maior sentimento de autoeficácia, valorização da sua identidade, motivação para a ocupação ou ultrapassar dificuldades sobre as suas competências sociais.

Intervenção do Terapeuta Ocupacional no Meio Aquático

O Terapeuta Ocupacional utiliza as caraterísticas do ambiente aquático como meio facilitador do desempenho ocupacional, de acordo com a individualidade de cada cliente, permitindo também o acesso a uma atividade física adaptada.

Em contexto aquático o Terapeuta Ocupacional pretende em conjunto com o(s) cliente(s):

– A promoção de um melhor desempenho nas atividades básicas e instrumentais da vida diária;

– A estimulação de competências de desempenho fundamentais para uma participação ocupacional equilibrada e satisfatória no dia a dia de cada pessoa.

Este contexto, facilita a habilitação/reabilitação de pessoas com diferentes condições de saúde e de diferentes faixas etárias. A intervenção pode ser realizada individualmente, a pares ou em grupo, de acordo com as necessidades e preferências individuais.

Texto gentilmente cedido pelo Grupo de Interesse em Terapia Aquática, APTO, 2020”.

Esta modalidade, Terapia Ocupacional no Meio Aquático, encontra-se disponível no CMM Santarém.


Especialidade disponível nos seguintes Centros Médicos

Pode escolher na página de marcação online o subsistema ou seguradora convencionado na clínica escolhida.

Corpo Clínico Associado

Ver Todos
Tatiana Quitério

Tatiana Quitério

Terapia Ocupacional
Disponível nos Centros Médicos:
CMM Sintra
Saiba Mais
Inês Fidalgo

Inês Fidalgo

Terapia Ocupacional
Disponível nos Centros Médicos:
CMM Queluz
Saiba Mais
Erimilane Rocha

Erimilane Rocha

Terapia Ocupacional
Disponível nos Centros Médicos:
CMM Santarém
Saiba Mais
Maria Correia

Maria Correia

Terapia Ocupacional
Disponível nos Centros Médicos:
CMM Queluz
Saiba Mais