Brincar para quê? O brincar explicado pela Terapia Ocupacional!
Brincar é a melhor forma da criança aprender sobre si mesma, sobre o mundo e sobre o outro. É fundamental para o desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual.
É a brincar que a criança desenvolve competências essenciais como a atenção e concentração, raciocínio lógico, criatividade, a motricidade global e fina e memória, para futuramente obter o sucesso escolar idealizado.
A brincar a criança:
- Desenvolve a Fala;
- Desenvolve a motricidade global e fina;
- Aprende regras sociais;
- Explora os sentimentos;
- Aprende a lidar com as adversidades;
- Estimula a integração de respostas sensoriais adequadas.
Dicas:
Brincar no chão é muito mais seguro e possibilita o desenvolvimento motor, principalmente nos primeiros anos de vida.
Até aos 2 anos
Nesta fase, a brincadeira deve estimular os sentidos.
Correr, puxar carrinhos, escalar objetos, jogar com bolas pequenas e de diferentes texturas, por exemplo.
Dos 2 aos 4 anos
Começam as brincadeiras de faz de conta.
As crianças respondem a brincadeiras de casinhas, de trânsito, de escolinha e de outras atividades do dia-a-dia.
Dos 5 aos 6 anos
Os jogos motores (de movimento) e os de representação (faz de conta). continuam e aperfeiçoam-se.
Surgem os jogos coletivos, de campo ou de mesa.
Mais de 7 anos
A criança está apta para participar e divertir-se com todos os tipos de jogos aprendidos, mas com graus de dificuldade maiores.
Se reparou em alguma alteração na forma de brincar do seu filho contacte o seu Médico Assistente ou um Terapeuta Ocupacional!
Autora:
Diana Fernandes, Terapeuta Ocupacional (C-050198181).