Compreender a mente humana

Autor

Publicado em:
19 Outubro, 2021

Faça o seu pedido de consultas com Cátia Cardoso

Artigos do Autor

O cérebro humano é complexo. Tudo o que somos depende dele.

Os estudos das áreas das neurociências mostram-nos que o cérebro está em constante mutação. Tudo provoca nele alterações. Estas alterações são, em parte, condicionadas pelo contexto em que o indivíduo se desenvolve e, consequentemente, interferem também na forma como o ser humano se comporta e evolui em sociedade. Isto é o que nos torna seres racionais.

É realmente fascinante (e importante) compreender de que forma o contexto pode moldar o desenvolvimento pessoal e inter-relacional de um ser humano. Compreender a razão pela qual diferentes indivíduos se comportam e reagem de forma distinta a um mesmo acontecimento. Ou perceber porquê que um mesmo acontecimento provoca reações tão distintas em diferentes pessoas. Ou até perceber porquê que um mesmo indivíduo reage de forma diferente a acontecimentos semelhantes, em diferentes fases da sua vida.

Sempre me senti atraída para tentar compreender “as pessoas”. Compreender a mente humana é algo complicado. Cada indivíduo é único. Cada mente é única. Cada indivíduo é composto por um conjunto de acontecimentos que o vão moldando. Acontecimentos que provocam reações, também estas distintas entre si.

Aprender a lidar com todos estes estímulos de uma forma adaptativa é fulcral. Tornar um acontecimento menos bom numa aprendizagem. Entender porquê que algo nos perturba tanto, qual a razão para lidarmos de determinada forma a um acontecimento, ou o motivo pelo qual não conseguimos lidar da melhor forma quando deparados com alguma situação. E perceber o que podemos fazer para alterar isto.

Acredito que o papel de um Psicólogo passa por acompanhar os indivíduos neste processo de consciencialização de si mesmos.

Autor

Cátia Cardoso, Psicóloga Clínica (CP O.P.P 25113) nas unidades: CMM – Centro Médico de S. Jorge e CMM – Centro Médico de Alverca.

Outros Artigos
Siga-nos