Dicas para evitar o mau hálito
O que é a Halitose?
– A halitose é o termo científico (médico) para designar o mau hálito.
Como surge a Halitose?
– Os compostos sulfurosos voláteis são os principais gases que promovem o aparecimento do mau cheiro proveniente da cavidade oral. A principal origem intra-oral (na nossa boca) destes gases decorre das actividades das bactérias presentes na saliva, gengiva, dorso da língua e mucosas.
Causas de Halitose
– Cerca de 85-90% dos casos de halitose estão na origem de fatores relacionados com a nossa boca, tais como, a presença de cáries dentárias, restaurações desadaptadas, inflamação gengival ou mesmo a existência de má higiene oral. Os restantes 10-15% devem-se a problemas sistémicos e/ou derivados à medicação que possa estar a tomar.
Dicas
1 – Realize diariamente, após as refeições, uma boa higienização dos dentes com o uso do fio-dentário;
2 – Higienize sempre a língua, uma vez que o dorso da língua é considerado a principal região onde se produzem os gases promotores da halitose;
3 – Beba no mínimo 2 litros de água diariamente, pois isso aumenta a produção de saliva e hidrata o organismo e a boca, prevenindo a formação de placa bacteriana;
4 – É muito importante a prevenção e o tratamento das doenças da cavidade oral, que dão origem ao aparecimento do mau hálito, sendo fundamental a procura de ajuda especializada.
“Sabia que a consciência da presença de halitose provoca frequentemente um impacto comportamental e emocional, que pode ter repercussões severas na qualidade de vida de uma pessoa?” É verdade. Não deixe que a halitose o pare!
Autor
Equipa Medicina Dentária
Outros artigos
- Chegou o frio: Cuide de si e dos seus neste inverno
- Hipoglicémia e Hiperglicémia
- Cuidados com os pés e a Diabetes
- A importância da lavagem das mãos
- Saúde Mental e Qualidade de Vida
Siga-nos