Fisioterapia Desportiva e Performance

A Fisioterapia Desportiva e Performance é uma área da Fisioterapia que se dedica ao tratamento e prevenção de lesões relacionadas com o desporto. Os Fisioterapeutas trabalham em conjunto com atletas, de todas as idades e de todos os escalões, desde atletas amadores a atletas profissionais, para ajudá-los a recuperar de lesões e prevenir futuras lesões.
A Fisioterapia Desportiva e Performance utiliza uma variedade de técnicas para ajudar no tratamento de lesões desportivas, tais como massagem, terapia manual, exercícios específicos para o desporto e outros métodos de reabilitação. O principal objetivo é reduzir a dor e a inflamação, melhorar a mobilidade e a força muscular e ajudar o atleta a voltar à atividade desportiva o mais rapidamente possível.
Além disso, também é importante na prevenção de lesões desportivas. Os Fisioterapeutas trabalham com os atletas para identificar áreas de fraqueza ou desequilíbrios musculares que possam levar a lesões e desenvolvem planos de treino específicos para prevenir lesões.
Os utentes são aconselhados sobre exercícios de treino mais adequados e ajudam a desenvolver programas de aquecimento e alongamentos específicos, de forma a melhorar o desempenho do atleta e reduzir o risco de lesões.
Este acompanhamento é realizado por Fisioterapeutas especializados na área Desportiva e dividem-se em:
Reabilitação: Após lesão, o utente a ser seguido na Unidade de Fisioterapia Desportiva e Performance é avaliado clinicamente pelo Fisioterapeuta e os Médico Especialistas que o acompanham. Concluída a avaliação e estabelecida a hipótese clínica é delineado um plano de reabilitação assente em critérios objetivos e mensuráveis, que pretende devolver (e preferencialmente aumentar) a capacidade funcional previamente à lesão.


Fisioterapia Especializada em Performance: prescrição de um plano de treino desenhado com o intuito de melhorar as capacidades físicas como a mobilidade, força, potência, velocidade, agilidade e resistência, ajustado às necessidades e limitações individuais, de modo a reduzir o risco de lesão e potenciar o rendimento.

