Medicina Física e de Reabilitação
A Medicina Física e de Reabilitação tem como principal objetivo a otimização da participação social e da qualidade de vida. Esta otimização envolve geralmente uma ajuda ao indivíduo para que decida e atinja os níveis e padrão de autonomia e independência que deseja, incluindo a participação em atividades vocacionais, sociais e recreativas, consistentes com os seus direitos ou consistentes com os Direitos Humanos.
A Medicina Física e de Reabilitação (MFR) atua nas vertentes do diagnóstico e tratamento da patologia subjacente; na redução do défice e/ou incapacidade; na prevenção e tratamento de complicações; na melhoria da funcionalidade e atividade; na facilitação da participação, e na reconversão profissional. A MFR atua na equipa pluriprofissional de reabilitação cuja atuação conjunta permite atingir os objetivos estabelecidos para cada caso clínico.
Os médicos de MFR intervém em diversas situações clínicas associadas a diversas patologias:
- Osteoarticulares;
- Musculares;
- Neurológicas (sequelas de AVC, TCE, espasticidade, esclerose múltipla, doença de Parkinson, entre outras);
- Respiratórias;
- Cognitivas;
- Dor;
- Disfunções vesicais (bexiga) e intestinais;
- Sequelas de Imobilismo;
- Síndrome de fragilidade;
- Entre outras.
No CMM a equipa de Medicina Física e de Reabilitação está apta para prestar cuidados pediátricos, a adultos e em geriatria, com patologia aguda, subaguda ou crónica.
Veja também:
Ondas de Choque (Radiais ou Focais)