Medicina Estética

A área de Medicina Estética tem como objetivo a aplicação de cuidados de estética, beleza e de promoção de saúde.

Nesta área é possível corrigir alterações como: fotoenvelhecimento, rugas de expressão, flacidez, cicatrizes, manchas, estrias, suor excessivo e gordura localizada.

Ao longo dos tempos tem-se assistido ao aumento da preocupação com a beleza estética e consequentemente da procura deste serviço por parte de pessoas de ambos os sexos, com ou sem patologia, que procuram melhorar a sua aparência, nomeadamente através de técnicas que ajudam a retardar o envelhecimento, para correção de assimetrias ou para atenuação/potenciação de alguma característica do rosto e/ou corpo.

Assim a Medicina Estética define-se como uma prática médica que aplica as técnicas necessárias para restaurar, manter e promover a estética, a beleza e o bem-estar.

O paciente que procura a consulta de Medicina Estética vai com 3 objetivos fundamentais:

  • melhorar o seu aspeto;
  • melhorar a sua autoestima;
  • sentir-se feliz.

Para alcançar estes objetivos a Medicina Estética baseia-se na utilização de práticas médicas minimamente invasivas, não cirúrgicas e sem necessidade de internamento.

Algumas curiosidades para si:

É usada para tratar as rugas de expressão na região superior do rosto, nomeadamente, da testa, glabela (entre sobrancelhas) e os “pés de galinha”. Também se usa para fazer a elevação da cauda da sobrancelha, para tratar as “bunny lines” (rugas no nariz), o sorriso gengival e as bandas platismais (cordões na região do pescoço). O seu efeito é paralisar ou relaxar os músculos sobre os quais atua, isto é, sobre os quais a injetamos, atuando, portanto nos músculos, paralisando a contração muscular.

É um produto injetável muito semelhante ao produzido naturalmente pelo nosso corpo que vai preencher sulcos, hidratar rugas ou repor volume em compartimentos que o tenham perdido.

A disfunção da ATM pode ter várias causas. Se a causa for muscular pode ser tratada com toxina intramuscular, com a aplicação mais frequente sendo no músculo masseter. Para além da melhoria funcional, há igualmente uma melhoria estética do contorno do rosto.

A toxina também atua nas glândulas sudoríparas e quando aplicada dentro da derme na região da axila provoca uma diminuição enorme da sudação da axila, não conseguida com nenhum tipo de desodorizante. É dos procedimentos mais agradecidos em termos de melhoria da qualidade de vida.


Consiste num tratamento do nariz com um produto injetável com ácido hialurónico ou radiesse, de forma a devolver-lhe uma forma mais harmoniosa. Permite corrigir desvios nasais, pontas caídas, deformidades em bossa, entre outras. O tratamento é indolor, o resultado é imediato e tem uma duração de 12 meses.


É um preenchimento com um produto idêntico ao que o nosso corpo já produz naturalmente, com capacidade de captar água e por isso de hidratar ou dar volume aos lábios. Existem diferentes formulações disponíveis deste produto para que o possamos adaptar às necessidades de cada um: apenas hidratar o lábio, definir contorno, aumentar o volume, aumentar o comprimento, dar projeção e até mesmo para corrigir assimetrias.


É um preenchimento com ácido hialurónico da região da olheira, permitindo aplanar o sulco e conferir um olhar menos cansado.


O skinbooster é um ácido hialurónico que quando injetado não cria volume, mas sim hidrata, melhora a textura, elasticidade e luminosidade do rosto. Trata as rugas finas do rosto.


É um tipo de preenchimento bioestimulador de colagénio que tem como objetivo tratar a flacidez da pele seja no rosto, no pescoço, no decote ou nas mãos. Atua aumentando a produção de colagénio na pele. Existe numa formulação que pode também ser usada para a rinomodelação não cirúrgica.


Aplicação dentro de uma camada específica da pele, a derme, de um combinado de vitaminas, antioxidantes, minerais, aminoácidos e coenzimas que vai dar um boost na atividade dos fibroblastos e lutar contra os sinais de envelhecimento, stress e fadiga. Melhora no imediato e alongo prazo a qualidade da pele, devolvendo luminosidade e elasticidade à pele.


É um tratamento para tratar o envelhecimento provocado pela exposição prolongada ao sol, manchas, rugas finas superficiais, cicatrizes de acne, poros abertos ou simplesmente para melhorar a qualidade da pele ou devolver-lhe luminosidade. Atua através da renovação das camadas mais superficiais da pele. Pode ser combinado com outros tratamentos como preenchimentos.


A harmonização facial é um tratamento que deve ser individualizado e adaptada à necessidade naquele momento que a pessoa tem. Visa obter uma suavização do rosto, uma leveza na expressão, mantendo sempre os movimentos de forma harmoniosa. O objetivo é um resultado natural, dando à pessoa um ar menos cansado e mais luminoso. Conseguimos também corrigir assimetrias no rosto.


É um tratamento combinado de:
✔ Toxina botulínica na testa e pés de galinha;
✔Fios;
✔Ácido Hialurónico nas olheiras;
✔ Ácido Hialurónico região malar (bochechas);
✔ Ácido Hialurónico nas linhas de marionete.


No CMM encontra profissionais muito experientes, dedicados e com profundo conhecimento nesta área. Contacte-nos para mais informações.

Especialidade disponível nos seguintes Centros Médicos

Pode escolher na página de marcação online o subsistema ou seguradora convencionado na clínica escolhida.

Corpo Clínico Associado

Ver Todos
Mariana Santiago

Mariana Santiago

Médico, Medicina Estética
Saiba Mais
Bruno Nascimento

Bruno Nascimento

Médico, Clínica Geral, Medicina Estética
Disponível nos Centros Médicos:
CMM – Centro Médico de Aveiro CMM – Teleconsulta
Saiba Mais