Neuropsicologia

A neuropsicologia é uma ciência que se desenvolveu inicialmente a partir da convergência da Neurologia com a Psicologia, com o objetivo de estudar as modificações comportamentais resultantes de lesão cerebral.

Atualmente, podemos situá-la numa área de ligação entre as neurociências e as ciências do comportamento, entendendo que a sua abordagem principal é o estudo da relação sistema nervoso, comportamento e cognição, ou seja, o estudo das capacidades mentais mais complexas.

O Neuropsicólogo atua em diversas áreas, desenvolvendo atividades como o diagnóstico, a reabilitação/estimulação cognitiva (portador de sequelas, caracterizadas como processo degenerativo, deficiências ou necessidades especiais), avaliação do grau de défices cognitivos, orientação à família e trabalho em equipas multidisciplinares.

O trabalho de avaliação do neuropsicólogo envolve a investigação das funções cognitivas como a atenção, a perceção, a linguagem, o raciocínio, a abstração, a memória, a aprendizagem, as competências académicas, o processamento da informação, a visuoconstrução, as funções motoras, as funções executivas e o afeto.

A atuação do Neuropsicólogo passa por realizar a avaliação e diagnóstico (através do uso de instrumentos como testes, baterias, escalas – padronizados para avaliação das funções cognitivas). Tendo por base o diagnóstico, é possível realizar as intervenções necessárias junto dos pacientes, para que estes possam melhorar, compensar, contornar ou adaptar-se às suas dificuldades.

Após o diagnóstico, deve oferecer-se um plano de tratamento ao paciente. Nesse plano, o próprio neuropsicólogo pode atuar diretamente ou pode encaminhar o paciente para profissionais indicados, dependendo do caso.

Quando procurar?
  • crianças com dificuldades escolares, baixo rendimento escolar, suspeita de atraso de desevolvimento, dificuldades na aquisição da linguagem, em leitura e escrita, dificuldades de comportamento.
  • Depois dos 50- 60 anos de idade, é importante que qualquer alteração de memória ou alteração de comportamento associada, seja investigada podendo-se tratar de possíveis quadros degenerativos progressivos.

Especialidade disponível nos seguintes Centros Médicos

Pode escolher na página de marcação online o subsistema ou seguradora convencionado na clínica escolhida.

Corpo Clínico Associado

Ver Todos
Salomé Abrantes

Salomé Abrantes

Neuropsicologia
Disponível nos Centros Médicos:
CMM – Centro Médico de Aveiro
Saiba Mais