Sexologia e Terapia de Casal

A sexualidade é uma área de extrema importância no desenvolvimento humano, sendo parte integrante do bem-estar físico, psicológico e conjugal. A Sexologia é a ciência que estuda o comportamento sexual humano em todas as fases da vida e engloba diversos aspetos, como o biológico, psicológico, cultural e religioso.  

A comunicação saudável, a partilha, o afeto, a intimidade e o sexo andam de mãos dadas com o nosso bem-estar relacional, com a nossa autoestima e com a nossa saúde global. São inúmeras as áreas em que esta especialização poderá ajudar, sendo as mais frequentemente procuradas aquelas ao nível das perturbações do desejo sexual, do orgasmo e da dor durante as relações; problemas de disfunção erétil e ainda problemas de comunicação ineficaz entre o casal. Tem sido crescente a procura por dicas e técnicas fundamentais para o enriquecimento de comportamentos positivos e para a capacidade comunicativa, bem sucedida, com o cônjuge, tentando contrariar a rotina e a monotonia do dia a dia.

Portanto, a intervenção neste tipo de consulta visa a compreensão dos problemas, individuais ou conjugais, através da facilitação da comunicação e da interação positiva entre as partes envolvidas. Deste modo, a terapia de casal poderá ajudar a encontrar soluções, a descobrir o caminho a seguir, quando o casal “se encontra perdido”, quer a saída seja a manutenção da relação ou não.

Cada vez mais, nos dias que atravessamos, a falta de tempo, a pressão do trabalho, o “multitasking” a que somos sujeitos diariamente, podem interferir de forma negativa no relacionamento, levando a que muitos casais, mesmo que inconsistentemente, negligenciem a sua relação. Esta influência pode ainda agravar-se nos casos dos casais com filhos pequenos.

Caso se sinta “perdido(a)” na sua relação e em relação ao lugar e à prioridade que esta ocupa na sua vida, não espere pelo momento de “não-retorno”, invista na sua relação e, caso sinta que não o consegue fazer sozinho(a), procure ajuda especializada.

Se por outro lado, a sua relação vai de vento em popa, mas sente que existe, ainda que temporariamente, algum bloqueio, preocupação ou algo que não corresponde às suas expetativas ou do seu parceiro(a), não desista de caminhar no sentido da plenitude e de felicidade plena, mesmo que isso implique ter de pedir ajuda. Lembre-se, pequenos gestos, poderão fazer grandes diferenças. 

Algumas das razões que motivam o utente individualmente, ou o casal, a procurar ajuda especializada: 

  • Disfunções ao nível do orgasmo;
  • Baixo desejo sexual ou discrepância de desejo entre o casal;
  • Dor durante as relações sexuais (vaginismo e dispareunia);
  • Disfunção erétil;
  • Ansiedade de desempenho;
  • Ejaculação rápida ou precoce;
  • Ejaculação retardada ou inibida;
  • Insatisfação sexual;
  • Adaptação à mudança na vivência da sexualidade e da intimidade em novas fases do ciclo da vida ou em situações de doença, envelhecimento ou outros;
  • Dificuldades de comunicação, com discussões persistentes;
  • Desgaste e distanciamento na relação;
  • Divórcio iminente e/ou infidelidade;

Pedir ajuda na área da Sexualidade da Terapia de Casal não é um fracasso, é um passo gigante, na procura de bem-estar e equilíbrio numa das diversas áreas importantes da sua vida. Apesar de ainda existir algum tabu em relação à temática, já existem vários profissionais de saúde com formação específica na área que o poderão ajudar nesta caminhada. O grupo CMM conta com uma equipa multidisciplinar, incluindo Médicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros e Psicólogos que o poderão ajudar em diversas áreas da sua sexualidade e/ou conjugalidade.

Consulte a nossa secção de Perguntas Frequentes sobre esta consulta.

Especialidade disponível nos seguintes Centros Médicos

Pode escolher na página de marcação online o subsistema ou seguradora convencionado na clínica escolhida.

Corpo Clínico Associado

Ver Todos
Catarina Fortunato

Catarina Fortunato

Médico, Sexologia e Terapia de Casal, Clínica Geral
Disponível nos Centros Médicos:
CMM – Centro Médico de Aveiro
Saiba Mais