Terapia da Fala para Crianças
A comunicação será a área de intervenção mais óbvia da Terapia da Fala, mas não a única.
Nas crianças, é sem dúvida extremamente importante que a sua capacidade de comunicação esteja adequada à sua idade e ao meio em que se insere.
Falar e comunicar adequadamente com os outros fará toda a diferença no seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo! No entanto, a intervenção da Terapia da Fala poderá estar indicada desde muito cedo, na medida em que a terapia pode intervir em questões de alimentação do bebé (desde a amamentação) e na adequação da funcionalidade das estruturas oro faciais envolvidas nos processos de sucção, mastigação, deglutição e respiração.
São várias as condições que poderão levar à necessidade de intervenção terapêutica na criança como:
- Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem;
- Alterações nos processos de sucção, mastigação, deglutição, respiração;
- Perturbação dos Sons da Fala;
- Perturbação da Fluência (como a gaguez)
- Distúrbios vocais – como nódulos, que levam a rouquidão persistente.
Algumas destas condições poderão advir de uma patologia conhecida, como défice auditivo, doenças neurológicas ou genéticas, e outras poderão não ter uma causa conhecida.
As sessões de Terapia da Fala são individualizadas e adequadas a cada criança, sendo o plano de intervenção traçado com base na avaliação, tendo em conta as suas capacidades e dificuldades específicas. Consoante o seu problema, poderão incluir:
- Atividades para desenvolver a linguagem (vocabulário, capacidade de construção frásica, consciência fonológica);
- Atividades para corrigir a produção dos sons da fala;
- Atividades para adequar a capacidade de leitura e escrita e a sua compreensão;
- Atividades para adequar a funcionalidade das estruturas envolvidas nos processos de sucção, mastigação, deglutição, respiração;
- Exercícios de leitura e escrita;
- Atividades específicas para o tratamento da gaguez;
- Atividades específicas para o tratamento da voz.
Os nossos Terapeutas da Fala têm experiência e formação adequada para identificar as dificuldades da criança e criar um plano de tratamento personalizado e adequado a cada situação.