Viscosuplementação

O que é a (osteo)artrose?
A artrose é uma lesão da cartilagem que reveste os ossos que se articulam. Com o tempo vai havendo perda da sua espessura “em espelho” nas superfícies em contacto. Nas fases mais avançadas da osteoartrose pode mesmo haver contacto osso com osso. Em situações devidamente selecionadas pelo médico, a viscosuplementação podeser uma excelente forma de melhorar as queixas de dor e a qualidade de vida dos doentes.

O que é a Viscossuplementação?
É o ato Médico no tratamento da artrose com recurso a meios biológicos e não cirúrgicos através de injeções intra-articulares (sem dor significativa) de um gel que lubrifica a articulação e melhora a viabilidade das células cartilagíneas, não tendo contra-indicações importantes como, por exemplo, acontece com cortisona (corticoesteróides).

Quais são as principais articulações envolvidas?
As principais articulações envolvidas são as articulações de suporte (joelho e anca) bem como o ombro pela sua grande mobilidade. Por vezes, articulações mais pequenas como a trapézio-metacárpica – articulação do polegar – são também sujeitas a grande desgaste (rizartrose).