Exames

A

Análises Clínicas

As análises clínicas são um dos mais importantes meios complementares de diagnóstico e consistem na deteção ou medição de determinadas substâncias ou micro-organismos em amostras de produtos biológicos (sangue, urina, fezes, saliva, etc.).

Ver Página

Audiograma Tonal

O audiograma tonal simples é um dos testes mais utilizados para medir e mapear a nossa capacidade auditiva.

Ver Página

Audiograma Vocal

O audiograma vocal é um dos exames complementares que permite avaliar a capacidade de compreensão da fala.

Ver Página
C

Colonoscopia

A Colonoscopia é um exame que permite a observação direta do cólon (intestino grosso), que visa a deteção de eventuais lesões que possam existir, sendo realizada a extração das mesmas e efetuada uma análise posterior.

Ver Página
E

Ecocardiograma

O Ecocardiograma é um exame que permite “ver” todas as estruturas que formam o coração, as dimensões das câmaras cardíacas, o músculo cardíaco e a sua mobilidade.

Ver Página

Ecografia

A Ecografia permite adquirir informações sobre o interior do corpo através de ondas sonoras de alta frequência para mostrar o tamanho, de forma e textura dos órgãos internos e vasos sanguíneos. As ecografias são indolores e não existem riscos conhecidos.

Ver Página

Eletrocardiografia (ECG)

A eletrocardiografia (ECG) é um exame, não invasivo e indolor, que regista a atividade elétrica do coração. Normalmente é a primeira abordagem para despiste de doenças cardiovasculares.

Ver Página

Eletroencefalograma (EEG)

Eletroencefalograma (EEG) consiste no registo, mapeamento e análise da atividade bioelétrica do cérebro. É um registo indolor e não invasivo, que permite detetar várias alterações do funcionamento cerebral, durante a vigília e sono.

Ver Página

Eletromiografia (EMG)

A Eletromiografia (EMG) é um exame que permite descrever a atividade elétrica nervosa e muscular. Torna-se fundamental no diagnóstico de alguns sintomas como a fraqueza muscular, dores musculares, formigueiros ou paralisia muscular.

Ver Página

Endoscopia Digestiva Alta

A Endoscopia Digestiva Alta consiste na visualização direta do revestimento interno da porção superior do sistema digestivo (esófago, estômago e duodeno) com o auxílio de um fibro-endoscópio que possibilita a transmissão de imagens.

Ver Página

Espirometria

A Espirometria mede a quantidade de ar que um indivíduo inspira e expira, bem como a velocidade a que o ar circula nos brônquios. É um exame rápido, indolor e não invasivo. Realizamos Espirometria Simples ou com Broncodilatação.

Ver Página

Estudo de Sono Noturno

Polissonografia ou Registo Poligráfico do Sono, mais conhecido por Estudo de Sono Noturno, é um exame não invasivo que analisa vertentes fisiológicas do sono.

Ver Página

Exame Isocinético

O exame isocinético está indicado para avaliação do desempenho da força muscular, para membros inferiores e superiores.

Ver Página

Exame Médico Desportivo

O Exame Médico Desportivo deve ser realizado por desportistas federados onde será avaliada a aptidão física para o desempenho da atividade desportiva respetiva. Este exame é obrigatório não só para atletas, como também para árbitros e juízes.

Ver Página
H

Holter

Descrição A contração do músculo cardíaco é comandada por pequenos estímulos elétricos que são gerados no próprio coração. O Holter é o exame que estuda esses estímulos durante muito pouco tempo (cerca de 1 minuto). Na realidade, o Holter é um Eletrocardiograma de longa duração, normalmente 12, 24 ou 48 horas. Permite recolher informações muito … Continued

Ver Página
M

Mapa

O MAPA (monitorização ambulatória da pressão arterial) é um exame realizado no domícilio em que é avaliada a pressão arterial e registada num aparelho, pequeno e leve, que acompanha o paciente num período de 24 horas.

Ver Página
P

Processamento auditivo

O processamento auditivo é realizado com e sem auscultadores, através de vários testes em que o cliente é instruído a repetir as palavras ou os sons que ouve.

Ver Página

Prova de Esforço

Consiste em submeter o indivíduo a um determinado esforço físico padronizado e monitorizado com eletrocardiograma e medições da pressão arterial, destinado a submeter o coração ao stress do exercício de maneira a evidenciar sinais ou sintomas não existentes ou praticamente inexistentes em repouso.

Ver Página

Provas Funcionais Respiratórias

As provas funcionais respiratórias são um conjunto de exames que pretende avaliar a capacidade e função do sistema respiratório pormenorizadamente.

Ver Página
R

Radiologia Dentária (Ortopatomografia)

A Ortopantomografia é um tipo avançado de Raio-X que oferece uma vista panorâmica do maxilar superior e inferior, de todos os dentes e das articulações entre a mandíbula e o crânio.

Ver Página
T

Telerradiografia

A Telerradiografia é uma radiografia frontal ou lateral da face. Trata-se de um exame utilizado na ortodontia, ortopedia facial e também na cirurgia ortognática, tendo como finalidade a avaliação da relação entre os ossos da face e dentes.

Ver Página

Teste Pré Natal – Tomorrow

O teste Pré-Natal não invasivo permite detetar anomalias cromossómicas fetais sem qualquer risco para a gravidez. Necessita apenas de uma colheita de sangue da grávida.

Ver Página

Testes Psicotécnicos

Conjunto de provas que pretende medir o desenvolvimento mental e as aptidões, analisando traços específicos da personalidade. São, por vezes, utilizados em processos de seleção de candidatos para avaliar aspetos importantes do perfil dos candidatos para o desempenho de determinada função.

Ver Página

Testes psicotécnicos para condutores

Os testes psicotécnicos para aptidão psicológica, são obrigatórios para obtenção e renovação de carta de condução para condutores pertencentes ao grupo 1 e 2.

Ver Página

Timpanograma e reflexos estapédicos

O timpanograma e os reflexos estapédicos são exames que pretendem avaliar a mobilidade do sistema tímpano-ossicular em função da variação da pressão no canal auditivo externo.

Ver Página