Barbotage

A Técnica de Barbotage é um procedimento minimamente invasivo que tem como objetivo tratar lesões nos tecidos moles do corpo, como tendões, músculos e ligamentos. Este procedimento é especialmente utilizado no tratamento de lesões no ombro, mas também pode ser aplicado em outras áreas do corpo.

O que é a técnica de Barbotage?

Consiste na introdução de uma agulha na área afetada e na aplicação de pressão negativa para aspirar e remover substâncias que causem inflamação ou dor no tecido. Essas substâncias podem ser depósitos de cálcio, líquidos ou outros materiais.

Como é realizada a técnica de Barbotage?

É um ato médico, executado por Médico Especialista em Medicina Física e de Reabilitação que consiste numa técnica terapêutica infiltrativa realizada sob orientação ecográfica e sob anestesia do principal nervo sensitivo. Da técnica fazem parte a fenestração e lavagem com soro fisiológico da calcificação e a infiltração de medicamento anti-inflamatório e anestésico na bursa (bolsa) adjacente à lesão.

Quando pode ser realizada esta técnica?

Esta técnica deve ser utilizada preferencialmente como complemento a um programa de Reabilitação executado em contexto de Fisioterapia.

Para quem é indicada a técnica de Barbotage?

Pode ser uma opção terapêutica para os casos clínicos resistentes ao tratamento mais conservador (como toma de anti-inflamatórios, repouso relativo e Fisioterapia), para contextos inflamatórios repetidos ou para quadros clínicos muito incapacitantes.

Este procedimento pode ser utilizado para tratar uma série de condições, como tendinite, bursite, calcificação e outras lesões que afetam os tecidos moles.
É importante destacar que a técnica de Barbotage não é indicada para todas as pessoas e condições.