Colonoscopia

Descrição

A colonoscopia é um exame que permite a observação direta do intestino grosso (cólon e reto). A realização deste exame permite ainda recolher material para biópsias e/ou remover lesões suspeitas (como pólipos), sendo efetuada uma análise posterior.

A colonoscopia consiste na introdução de um colonoscópio – um tubo fino e flexível, equipado com uma câmara na extremidade – através do ânus, sendo indicado para diagnosticar doenças, recolha de fragmentos da mucosa intestinal (biópsias), remoção de pólipos (polipectomias) ou outros atos clínicos.
Este exame é considerado um exame de eleição para o rastreio e diagnóstico do cancro do cólon e reto, e aconselhado a todas as pessoas com mais de 50 anos dada a elevada incidência desta doença, podendo ser realizado sem anestesia ou sobre sedação profunda, tornando-se assim um exame indolor.

Sintomas que podem levar à realização deste exame:

Presença de sangue nas fezes, alterações dos hábitos intestinais, dores abdominais de causa não esclarecida, alterações do estado geral, vigilância de doentes submetidos previamente a polipectomias, ou cirurgia colo-rectal por cancro e ainda rastreio do cancro colo-rectal.

Exame disponível nos seguintes Centros Médicos

Pode escolher na página de marcação online o subsistema ou seguradora convencionado na clínica escolhida.