Ecografia

Descrição

A Ecografia é um meio complementar de diagnóstico que utiliza ultrassons para avaliar as estruturas anatómicas do nosso corpo.

Este exame permite obter informações sobre o interior do corpo através de ondas sonoras de alta frequência para mostrar o tamanho, a forma e a textura dos órgãos internos e vasos sanguíneos, permitindo detetar lesões focais ou difusas em órgãos e estruturas parenquimatosas, como por exemplo no fígado, pâncreas, baço, rins, próstata, mama e tiroide, entre outras, e tem um papel fundamental na avaliação ginecológica (útero e ovários).

A ecografia é também muito utilizada na avaliação músculo-esquelética, incluindo a patologia articular (joelho, ombro, tornozelo, etc.). É igualmente muito importante e conhecida a utilidade da ecografia no seguimento da gravidez, detetando precocemente anomalias funcionais e morfológicas do feto e na orientação de procedimentos de intervenção.

As ecografias são indolores e não existem riscos conhecidos.

A ecografia pode ainda ser utilizada para guiar procedimentos como punções e biópsias, para administrar medicamentos (infiltrações musculares ou articulares).

Preparação

A preparação para os exames ecográficos está limitada ao jejum para os estudos dos órgãos abdominais e ao enchimento da bexiga, através da ingestão de água, para os estudos pélvicos e para os estudos endocavitários.

No caso da ecografia abdominal, o paciente não deve comer, pelo menos, nas 6 horas que antecedem o exame. Pode, no entanto, beber água, mas não deve beber café ou fumar. Para os restantes exames não é necessário jejum. Na maior parte dos outros exames não é necessária qualquer preparação. Contudo, toda a informação sobre a eventual preparação para o exame será fornecida pelo CMM no ato de marcação do exame.

Procedimentos

A ecografia é um exame simples e seguro. É efetuada a colocação de sonda imediatamente sobre a área do órgão ou estrutura que se pretende avaliar. Podem ser usadas diferentes tipos de sonda dependendo da localização do órgão em estudo. Para produzir as imagens de forma correta é necessária a colocação de um gel incolor entre a pele e a sonda.

Durante o exame o Médico Radiologista observa as imagens e interpreta-as. São recolhidas as imagens mais importantes e no final o Médico Radiologista produzirá um relatório.

O estudo ecográfico será considerado normal se as estruturas estudadas não apresentarem alterações relevantes ou suspeitas.

Exame disponível nos seguintes Centros Médicos

Pode escolher na página de marcação online o subsistema ou seguradora convencionado na clínica escolhida.