Eletromiografia (EMG)

Descrição

A Eletromiografia (EMG) é um exame que permite descrever a atividade elétrica nervosa e muscular. Torna-se fundamental no diagnóstico de alguns sintomas como a fraqueza muscular, dores musculares, formigueiros ou paralisia muscular. Permite compreender se a causa destes sintomas está na lesão de um nervo ou se deriva de uma doença neurológica.

Preparação

Não é necessária nenhuma preparação prévia especial para este tipo de exame. No entanto, é importante que detalhe toda a informação sobre a medicação que toma habitualmente, pois poderá haver a necessidade de interromper a toma durante alguns dias, e recomenda-se a não aplicação de cremes na pele, nem espuma ou derivados no cabelo para a realização do exame.

Procedimentos

A realização do exame EMG pressupõe a utilização de elétrodos de superfície – muito finos através da pele até aos músculos em avaliação – que têm a função de medir a atividade elétrica por esses músculos, sendo essa informação. Durante o exame, será solicitado ao paciente a realização de determinados movimentos corporais, como fletir uma perna ou um braço, para avaliar a resposta muscular à estimulação nervosa, bem como será realizada uma estimulação elétrica dos nervos através de estímulos de curta duração, baixa intensidade e, quase sempre, bem tolerados por crianças e adultos.

Exame disponível nos seguintes Centros Médicos

Pode escolher na página de marcação online o subsistema ou seguradora convencionado na clínica escolhida.