Espirometria

Descrição

A Espirometria mede a quantidade de ar que um indivíduo inspira e expira, bem como a velocidade a que o ar circula nos brônquios. É um exame rápido, indolor e não invasivo que ajuda a detetar doenças respiratórias.

Realizamos Espirometria Simples ou com Broncodilatação.

Quando realizar

A espirometria é indicada, maioritariamente, quando surgem queixas de tosse com ou sem muco, falta de ar, padrão de respiração anormal, quando a respiração suspende temporariamente, dor no peito ou aperto no tórax.

Preparação

A Espirometria (ou o teste do sopro) não requer nenhuma preparação complexa. Por forma a não alterar os resultados da espirometria é necessário suspender a toma de broncodilatores 6 a 48 horas antes do exame e suspender a prática de fumar 4 a 6 horas antes do exame.

Será também aconselhado que antes do exame o utente se alimente de forma ligeira evitando chás ou café.

Caso exista um episódio de infeção respiratória este exame só pode ser realizado após duas semanas e em caso de hemorragia só pode ser realizado após 7 dias.

Procedimentos

Para a realização deste exame utiliza-se um aparelho, chamado espirómetro e ligado a um dispositivo de registo.

O utente inspira profundamente e depois expira com força e o mais rapidamente possível através do tubo do espirómetro enquanto se fazem as medições: fluxo e a quantidade de ar expelida pelos pulmões.

Em alguns casos específicos pode ser necessário a realização deste exame com o auxilio de um fármaco broncodilatador por forma a avaliar a resposta dos brônquios à administração deste fármaco.

Se o resultado indicar alguma alteração, poderá ser necessária a realização de outros exames para confirmar o diagnóstico de doenças respiratórias tais como: asma ou DPOC.

Exame disponível nos seguintes Centros Médicos

Pode escolher na página de marcação online o subsistema ou seguradora convencionado na clínica escolhida.