Exame Médico Desportivo

Descrição

O Exame Médico Desportivo deve ser realizado por atletas onde será avaliada a aptidão física para o desempenho da atividade desportiva respetiva. Este exame é obrigatório não só para atletas, como também para árbitros e juízes.

Preparação

A realização do exame médico desportivo não pressupõe nenhuma preparação específica.

Em que consiste

O exame médico desportivo pretende detetar potenciais situações de doença que podem ser agravadas pelo esforço físico.

Este exame consiste, numa primeira fase, na recolha e avaliação da história clínica do atleta (antecedentes pessoais e familiares).

Após apurado o historial clínico, numa segunda fase, é realizado um exame físico que consiste: avaliação da coluna vertebral e membros, palpação da zona abdominal, avaliação da força dos principais grupos musculares, estabilidade dos ligamentos, auscultação cardíaca e medição da pressão arterial. É ainda realizado o eletrocardiograma (ECG).

Para além de toda a observação clínica o atleta será submetido, sempre que necessário, a exames complementares de diagnóstico como: Ecocardiograma, análises clínicas, RX tórax, entre outros.

Após apurado o resultados e conclusão do exame é da responsabilidade do médico o preenchimento do respetivo atestado médico-desportivo (que dispõe de impresso próprio) com a decisão sobre a aptidão do atleta para a prática desportiva em determinada modalidade.

Exame disponível nos seguintes Centros Médicos

Pode escolher na página de marcação online o subsistema ou seguradora convencionado na clínica escolhida.