Radiologia Dentária (Ortopatomografia)

Descrição

A Ortopantomografia é um tipo avançado de Raio-X que oferece uma vista panorâmica do maxilar superior e inferior, de todos os dentes e das articulações entre a mandíbula e o crânio.
Este é um exame de diagnóstico fundamental na medicina dentária pois permite obter informações sobre o segmento inferior da face.

Quando realizar

A Ortopantomografia é indicada para deteção de cáries, patologias e morfologia das raízes dentárias, quistos, dentes inclusos, detenção atempada da existência de anomalias dentárias, linhas de fraturas ósseas, existência de terceiros molares, avaliação da massa óssea, entre outras patologias relacionadas com a saúde oral.

Preparação

Este exame não requer qualquer preparação específica, no entanto, o utente deve retirar todos os objetos metálicos passíveis de aparecer na radiografia (brincos, piercings, etc.).

Procedimentos

Sendo este exame uma radiografia normal à boca o paciente sobe para o ortopantomógrafo, onde encontra um tubo fino que deverá morder, com a finalidade de manter com a cabeça imóvel, enquanto são emitidos os Raios-X ao nível das arcadas dentárias.

Para que a postura do paciente se mantenha firme e correta as mãos também ficarão apoiadas nas pegas existentes do ortopantomógrafo.

Exame disponível nos seguintes Centros Médicos

Pode escolher na página de marcação online o subsistema ou seguradora convencionado na clínica escolhida.