Prova de Broncodilatação

A prova de broncodilatação é um exame complementar à Espirometria em que é avaliada a  resposta à administração de um fármaco broncodilatador.

Este exame é muito útil para o diagnóstico diferencial entre várias doenças respiratórias, nomeadamente Asma e DPOC. É também importante no acompanhamento de doenças já diagnosticadas e avaliação da medicação respiratória que possa estar a tomar.

Quando realizar

A decisão deverá ser do seu médico, na presença de determinadas condições que ele conhece. Mas as seguintes são fortes indicadores para a realização do exame:

  • Diagnóstico de doenças respiratórias;
  • Alterações dos valores e/ou traçado da Espirometria;
  • Sintomatologia respiratória no decurso da Espirometria.

Preparação

Este exame não requer nenhuma preparação complexa. Por forma a não alterar os resultados da espirometria é necessário suspender a toma de broncodilatores 6 a 48 horas antes do exame.

Suspender a prática de fumar 4 a 6 horas antes do exame.

Será também aconselhado que antes do exame o utente se alimente de forma ligeira evitando chás ou café. Não deve estar em jejum.

Caso exista um episódio de infeção respiratória este exame só pode ser realizado após duas semanas e em caso de hemorragia só pode ser realizado após 7 dias.

Procedimentos

A Prova de Broncodilatação é realizada após Espirometria, sendo que inicia pela administração do fármaco broncodilatador.

O broncodilatador é um medicamento que atua nos brônquios, promovendo o seu relaxamento e o. O medicamento por norma usado é o Salbutamol, administrado por inalador. É necessário esperar alguns minutos para que o medicamento atue. Depois desse intervalo, irá realizar as mesmas manobras respiratórias que executou na Espirometria.


Exame disponível nos seguintes Centros Médicos

Pode escolher na página de marcação online o subsistema ou seguradora convencionado na clínica escolhida.