Telerradiografia
Descrição
A Telerradiografia é uma radiografia frontal ou lateral da face. Trata-se de um exame utilizado na ortodontia, ortopedia facial e também na cirurgia ortognática, tendo como finalidade a avaliação da relação entre os ossos da face e dentes.
Por ser uma representação em tamanho real, permite a obtenção de imagens com melhor qualidade e, como tal, maior precisão no diagnóstico.
Existem diferentes três tipos de telerradiografia:
Radiografia Periapical
Indicada para estudos de grupos de dentes ou individuais, proporcionando através de uma imagem bi-dimensional, uma visão quer da coroa quer da raiz e das estruturas que circundam o dente.
Radiografia Interproximal
Indicada para visualização mais precisa das coroas dos dentes posteriores, ou seja, os pré-molares e molares.
Radiografia Oclusal
Indicada para verificar se existem raízes residuais, dentes inclusos ou dentes supranumerários em utentes que sofreram perda dentária. É também indicada para o estudo de grandes áreas patológicas.
Quando realizar
A telerradiografia está indicada para o diagnóstico de cáries, alterações do osso, abcessos ou cistos, sinais de doença periodontal, anomalias de desenvolvimento, tumores, evidências de trauma e doenças sistémicas.
Preparação
Este exame não requer qualquer preparação específica, no entanto, o utente deve retirar todos os objetos metálicos passíveis de aparecer na radiografia (brincos, piercings, etc.).
Procedimentos
Tal como na Ortopantomografia o utente sobe para o ortopantomógrafo, onde encontra um tubo fino que deverá morder, com a finalidade de manter com a cabeça imóvel, enquanto são emitidos os Raios-X ao nível das arcadas dentárias.
Para que a postura do utente se mantenha firme e correta as mãos também ficarão apoiadas nas pegas existentes do ortopantomógrafo.