Testes Psicotécnicos
Descrição
Os testes psicotécnicos são um conjunto de provas que pretende medir o desenvolvimento mental e as aptidões, analisando traços específicos da personalidade. São, muitas vezes, utilizados em processos de seleção de candidatos para avaliar aspetos importantes do perfil dos candidatos para o desempenho de determinada função.
Existem diferentes tipos de testes psicotécnicos e com objetivos diferentes:
Testes de cálculo numérico
Os testes de cálculo numérico medem a agilidade mental do individuo. Consistem numa série de operações matemáticas de dificuldade progressiva que têm de ser resolvidas num período limitado de tempo.
Testes de aptidão e compreensão verbal
Os testes de aptidão e compreensão verbal medem o nível de conhecimentos linguísticos e da sua inteligência superior. Este tipo de teste consiste numa série de exercícios compostos de palavras entre os quais o individuo deve descobrir a relação que os une.
Testes de raciocínio
Os testes de raciocínio medem a inteligência lógica e podem ser realizados através de diversas formas tais como: desenhos, figuras geométricas, fichas de dominó, cartas, etc.
Testes de atenção e perceção
Os testes de atenção e perceção medem as aptidões para os números e para as letras, a rapidez e a perceção na realização de uma tarefa. Permitem, ainda, medir a capacidade de detetar pormenores.
Testes de resistência à fadiga
Os testes de resistência à fadiga medem a capacidade de realizar tarefas monótonas que exigem bastante atenção. Indivíduos com esta aptidão elevada não descuram a atenção no trabalho (mesmo em tarefas rotineiras) e consequentemente comem menos erros.
Teste de capacidade de método
Os testes de capacidade de método medem a capacidade de organização e de memória de um individuo. Estes testes são sempre aplicados com um tempo muito limitado, sendo que, raramente, são poucos os indivíduos e terminar o teste no tempo proposto.
Teste de memória e retenção visual
Os testes de memória e retenção visual medem a capacidade de memória prática, ou seja, a capacidade de memorizar pequenos dados tais como: o nome do melhor cliente da empresa, o contacto do melhor fornecedor, entre outros.
Testes emocionais: à procura do perfil ideal
Os testes emocionais medem a motivação e capacidades interpessoais assim como aspetos básicos de personalidade tais como: introversão e estabilidade emocional.
O principal objetivo dos testes psicotécnicos é avaliar a capacidade de reação e de improviso do individuo e não propriamente o balanço entre respostas certas e respostas erradas.
Quando realizar
Os testes psicotécnicos são indicados para utentes que pretendam conhecer melhor quais são as suas aptidões, para a preparação de uma entrevista de emprego e até para melhorar algumas aptidões.
Procedimentos
Estes testes podem ser realizados em grupo ou de forma individual e dependendo dos objetivos e do tipo de teste.
Por norma são testes escritos e com tempo limitado para a execução de cada exercício. Cada teste mede apenas uma característica, contudo, e uma vez que são cronometrados é possível medir a reação do individuo em situações de stress, a rapidez de raciocino, a forma de gestão do tempo entre outros.