Faq´s Audiologia
Existe incompatibilidade com o uso de próteses, ou equipamentos médicos
Não existe qualquer incompatibilidade com o uso de dispositivos médicos ou próteses. No caso de ser portador de prótese(s) auditiva(s) deve trazê-la(s) no dia do exame. No entanto, no decorrer dos exames deverá retirá-las.
Há algum exame que precise de preparação?
Nos exames em questão não é necessário qualquer preparação.
Porque não aceitam realizar audiograma vocal quando o audiograma tonal é feito no exterior?
Os dois exames estão relacionados, têm de ser compatíveis, e muitas vezes de acordo com o resultado de um deles necessitamos de retestar o outro. Deste modo, é fundamental fazer os dois exames na mesma altura e com o mesmo Audiologista.
Porque não posso fazer os reflexos estapédicos sem ter feito o timpanograma?
Os reflexos são uma resposta muscular, que não se justifica testar caso hajam algumas situações clínicas que podem ser identificadas pelo timpanograma, daí que seja sempre importante fazer o timpanograma em primeiro lugar.
Porque não posso fazer um audiograma vocal ou acufenometria sem fazer um audiograma tonal?
O audiograma tonal é a base do audiograma vocal e da acufenometria, ou seja, precisamos de saber quais os sons e qual a intensidade que a pessoa ouve para podermos perceber como é o seu zumbido, e como discrimina as palavras que ouve.
Porque preciso de um audiograma tonal para fazer o processamento auditivo central?
Antes de se fazer o processamento auditivo central é necessário o utente ser avaliado em consulta de Otorrinolaringologia (para se excluir outras alterações que interfiram no processamento auditivo) e realizar um audiograma tonal (permite identificar ou esclarecer outras alterações do processamento auditivo e permite identificar a intensidade do som a que temos de fazer as provas de processamento auditivo central).
Quais são as limitações para a realização dos exames?
Recomenda-se que o utente seja observado em consulta de Otorrinolaringologia previamente à realização destes exames pois há situações clínicas, como o excesso de cerúmen ou a infeção do ouvido, que interferem com o resultado dos mesmos.
O audiograma tonal, audiograma vocal, acufenometria, processamento auditivo central, são exames fáceis e indolores mas que dependem da colaboração do utente. Especialmente em crianças, o sono, a fome ou o estado febril podem interferir na sua capacidade de resposta.
Audiologia
Consulte a página desta especialidade
Se pretender pode ainda fazer a sua marcação.