Faq´s Teleconsulta
A quem se destina a teleconsulta?
A teleconsulta destina-se a todos os utentes que precisam de cuidados de saúde, mas estão limitados nas deslocações.
A teleconsulta é confidencial?
Sim, os participantes na teleconsulta são apenas o médico/clínico e o utente não havendo qualquer tipo de gravação sem o seu consentimento prévio.
Como acedo à teleconsulta?
Após confirmação do agendamento, receberá um email (e sms se solicitar) com as instruções para entrar na teleconsulta. Bastará clicar nesse link para entrar no consultório virtual, uns minutos antes da hora da consulta.
Antes da hora da consulta deve assegurar-se que tem boa ligação à internet, bateria carregada ou ligação direta à corrente e que, quer o microfone quer a câmara estão ligados.
Aguarde que o médico/clinico entre no consultório virtual. Se até 10minutos depois da hora marcada o seu clínico não entrar no consultório virtual consigo, queira por favor contactar-nos novamente.
Após a realização da consulta não de esqueça de desligar a plataforma utilizada, fechando a janela do seu browser/aplicação.
Como envio os meus exames ou análises clínicas ao médico?
No primeiro contacto deve mencionar que tem exames para mostrar ou análises clínicas para mostrar. Estes deverão ser enviados previamente, através do email designado por um membro da nossa equipa.
Como posso agendar uma teleconsulta?
Pode agendar a sua teleconsulta comodamente através de:
Opção A
Site: www.cmm.com.pt/marcacao-online/teleconsulta
Na página de marcações online deve selecionar o botão Especialidades e na clínica pretendida escolher a opção CMM-Teleconsulta.
Posteriormente deve selecionar a especialidade que pretende no campo Especialidade Pretendida e caso tenha preferência pode selecionar o Médico ou um Profissional Superior de Saúde no campo Profissional Pretendido.
Por fim basta preencher os seus dados pessoais e enviar-nos o email.
Após a receção do seu pedido de agendamento da teleconsulta será contactado por um membro da nossa equipa para efetuar o agendamento.
Opção B
Email: teleconsulta@cmm.com.pt
Pode solicitar o agendamento da teleconsulta enviando-nos um email.
Neste email, para além dos seus dados pessoais (nome, Nif e contacto de telemóvel) deve indicar-nos qual a especialidade pretendida e qual a melhor hora de contacto.
Após a recepção do seu pedido de agendamento da teleconsulta será contactado por um membro da nossa equipa para efetuar o agendamento.
Opção C
Telefone: 234021610 (custo de uma chamada local)
Pode solicitar o agendamento da teleconsulta através do nosso número fixo disponibilizado para este efeito.
Esta linha telefónica encontra-se disponivel de 2ª feira a sábado das 8h00 às 21h00.
Como efetuo o pagamento da teleconsulta?
Pode efetuar o pagamento das teleconsultas através de:
- Referência Multibanco (MB)
- MBWay
Após o agendamento da consulta receberá um email com as referências para pagamento. Após boa cobrança será notificado com a confirmação do agendamento da consulta.
Este processo é muito rápido.
Como recebo a prescrição de medicamentos e exames?
A prescrição quer da medicação quer de exames poderá ser enviada por email ou sms.
Estas consultas têm comparticipação de seguros de saúde?
De momento apenas temos acordo com a Multicare para algumas especialidades (Cardiologia, Medicina Física e de Reabilitação, Fisioterapia, Ortopedia, Pediatria e Urologia). Para as restantes seguradoras ou subsistemas, poderá proceder ao envio da Fatura-Recibo solicitando o seu reembolso (sujeito às condições do seu contrato ou clausulado de adesão).
O médico/clínico consegue aceder ao meu histórico clínico?
Sim. Se for uma consulta subsequente o médico/clínico tem acesso ao seu historial clínico.
Se for uma primeira consulta os dados recolhidos ficam registados no seu processo clínico e disponíveis para uma próxima consulta.
O que necessito para fazer uma teleconsulta?
Para a realização de uma teleconsulta necessita de um dispositivo como um computador, tablet ou telemóvel com microfone e ligação à Internet e preferencialmente com câmara.
Qual a duração de uma consulta via Teleconsulta?
A duração das teleconsultas tenderá a ser a mesma da consulta presencial.
Quando é indicada a Teleconsulta?
A teleconsulta tanto está indicada para primeiras consultas como para subsequentes. Embora exista a limitação de não ser possível a realização de um exame físico ou da medição de alguns valores (como por exemplo tensão arterial) é possível realizar este tipo de consulta, para algumas especialidades, com sucesso.
Este tipo de consulta permite:
- Esclarecimento de dúvidas;
- Avaliação de exames ou análises clínicas;
- Renovação ou atualização prescrição médica;
- Acompanhamento de doenças crónicas.
Que especialidade estão disponíveis para Teleconsulta?
De momento temos ao seu dispor em Teleconsulta várias especialidades, são elas:
Teleconsulta
Consulte a página da teleconsulta
Se pretender pode ainda fazer a sua marcação.