Reabilitação das disfunções do pavimento pélvico.
Em 2020, cerca de 1,2 milhões de homens, em todo o mundo, foram diagnosticados com cancro da próstata, considerado a segunda neoplasia maligna mais frequente nos homens e de elevada mortalidade.
Como tratamentos mais efetivos para este tipo de cancro, e de acordo com os riscos, atualmente, temos a prostatectomia radical, radioterapia e braquiterapia.
Contudo, do recurso a estes tratamentos, podem surgir alguns efeitos secundários, que contribuem para a perda de qualidade de vida nestes homens, tais como a incontinência urinária e a disfunção eréctil.
Algumas publicações científicas reforçam a ideia de que o treino dos músculos do pavimento pélvico, que suportam e protegem os órgãos pélvicos, contribui para diminuir a incontinência urinária no pós-cirúrgico e acelerar o processo de recuperação.
Existe uma área da Fisioterapia, ainda pouco conhecida, mas com um grau de eficácia bastante elevado, que se dedica, num contexto multidisciplinar, à reabilitação e/ou prevenção das disfunções do pavimento pélvico do homem.
O Fisioterapeuta, com formação e especialização em saúde pélvica, é um profissional habilitado para elevar os níveis da qualidade de vida e saúde do homem, quer na prevenção, quer na recuperação, recorrendo a técnicas atuais e cientificamente comprovadas, tais como:
- Reeducação e ensino de hábitos e comportamentos que contribuam para a prevenção, melhoria e/ou resolução de problemas/sintomas;
- Treino da musculatura pélvica;
- Biofeedback;
- Eletroestimulação;
- Treino funcional.
Autora
Diana Duarte, Fisioterapeuta (OF 7510).
Revisão da Literatura
https://doi.org/10.1186/s12894-019-0546-5
https://doi.org/10.1016/j.jphys.2021.02.010
https://doi.org/10.1038/s41585-021-00445-5
Outros Artigos
- Diferentes tipos de queimaduras e cuidados a ter
- Fasciopatia ou Fasceíte plantar?
- Prevenção de Quedas no Domicílio
- As lesões musculares dos “gémeos” não são todas iguais
- Desidratação em Pessoas Idosas
Siga-nos