O que representa para as pessoas estar doente

A doença é uma experiência humana Universal, que pode afetar a todos, independentemente da sua idade ou estatuto social. Estar doente significa uma rutura, um desvio da linha temporal que as pessoas tinham projetado para a sua vida. Quanto mais grave for a doença, maior será essa rutura. Estar doente também significa uma alteração momentânea da identidade de cada um.

Por exemplo, o meu nome é Rolando, mas quando fico doente, para um profissional de saúde passo a adquirir o estatuto de “paciente”, no SNS sou identificado através dum número, para a família passo a ser “o doentinho” e num consultório poderei ser conhecido, por exemplo, como o “doente das 17h”.

Fascina-me esta alteração súbita de estatuto e identidade, consoante a hora, a doença e o local. Contudo, relembro que me chamo Rolando, que já estive doente algumas vezes sem me sentir doente, enquanto noutras vezes descobri que estava doente por acaso, sem, no entanto, me sentir doente.

Enquanto Psicoterapeuta, lido diariamente com pessoas que se sentem doentes ou infelizes. Acredito que todas elas têm algo que as liga à vida, ou não estariam à procura de ajuda. Tento que enquanto estão na minha presença se sintam como pessoas, e não como alguém a quem foi diagnosticada uma doença. É por isso que acredito ser importante, mais do que citar, aplicar os preceitos da Organização Mundial de Saúde na promoção da Saúde física, psicológica, social e espiritual das pessoas, porque desta forma elas adquirem ferramentas que as capacitam se tornarem agentes ativos da sua Saúde.

Cada pessoa com doença tem um rosto, uma história e uma família, tem um passado, um presente e deseja ter um futuro. Por isso, acredito que o desafio que nos é proposto é o de lançar um olhar profundo para a pessoa que temos à frente, que faça com que cada um de nós se transforme num especialista em pessoas e na promoção da sua Saúde, ao invés de um especialista em Doenças.

Autor
Dr. Rolando Andrade, Psicólogo Clínico (CP O.P.P 4365)

Outros artigos

Siga-nos