Factos sobre a Depressão:
- A Depressão não afeta apenas as emoções e sentimentos;
- Dimensões cognitivas, como a perceção da passagem do tempo podem ser afetadas;
- De uma forma geral, quando determinadas situações provocam desconforto e causam sofrimento emocional, o tempo parece passar mais devagar;
- Sensações de medo, desamparo, falta de esperança, infelicidade e pessimismo, fazem com que as pessoas deprimidas deem mais atenção aos acontecimentos negativos, e por isso o tempo parece passar de forma mais lenta e dolorosa.
Ao contrário de outras coisas (como os sons, os cheiros, as texturas ou as cores), não temos um sentido específico que nos permita percecionar a passagem do tempo. Nesse caso fazemos uso da atenção e é basicamente essa uma das razões pelas quais temos a ilusão que o tempo parece acelerar ou desacelerar, por exemplo, quando estamos envolvidos em algo que gostamos, não damos atenção à passagem do tempo, e por isso “parece que passou rápido”.
Por outro lado, quando não gostamos do que estamos a fazer, damos mais atenção à passagem do tempo (nomeadamente quanto tempo falta para acabar) e por isso “parece nunca mais acabar”.
Este processo é mediado pelas emoções, sendo que damos mais atenção à passagem do tempo quando sentimos coisas desagradáveis, é por isso que quando as pessoas estão deprimidas, o tempo parece prolongar-se indefinidamente, fazendo com que as horas e os dias sejam mais longos e penosos “os dias para mim demoram muito a passar”.
Esta ilusão de que o tempo passou de forma mais lenta, tem também consequências psicofisiológicas, nomeadamente ampliando a magnitude dos sentimentos negativos (“nunca estive tão mal como agora”), bem como a suas expectativas acerca do futuro.
Como as pessoas deprimidas avaliam os acontecimentos de forma pessimista, acabam por se sentir mais ansiosas acerca do futuro, ampliando subjetivamente a quantidade de tempo que sofreram com a situação. É muito fácil de comprovar: imagine que desce uma montanha apreciando a paisagem agradável, como não dá atenção ao tempo, fica com a ilusão que o tempo passou rápido, pelo contrário se descer a montanha num carro descontrolado sem travões, a viagem vai-lhe parecer interminável.
É por isso que na depressão, as pessoas parecem vivenciar os acontecimentos negativos com maior intensidade e duração no tempo e isto não são “coisas da cabeça das pessoas”, são mecanismos de processamento cognitivo, fortemente mediados por fatores emocionais e influenciados por questões de natureza fisiológica, que fogem ao controlo consciente, por exemplo, se gostou deste artigo, parece que o leu rápido, se pelo contrário não gostou, provavelmente pareceu-lhe nunca mais acabar.
Autor
Rolando Andrade, Psicólogo Clínico (CP O.P.P 4365).
Outros artigos
- Chegou o frio: Cuide de si e dos seus neste inverno
- Hipoglicémia e Hiperglicémia
- Cuidados com os pés e a Diabetes
- A importância da lavagem das mãos
- Saúde Mental e Qualidade de Vida
Siga-nos